Dentre tantas ações previstas no Plano de Desenvolvimento de Dois Vizinhos 2030, uma das principais atividades conjecturadas está o desenvolvimento do Turismo no âmbito urbano e rural, envolvendo nossas aptidões e potencialidades da natureza, da cultura, da gastronomia, hotelaria, etc.

Neste aspecto, o Departamento de Turismo ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico da prefeitura municipal e a Associação Empresarial de Dois Vizinhos em conjunto têm trabalhado forte para que os primeiros resultados comecem a aparecer. Das iniciativas já encaminhadas, deve-se salientar a confecção da primeira versão do Inventário Turístico de Dois Vizinhos, que é um documento que identificou e registrou os atrativos turísticos do município, tanto potenciais como já formatados, que estão servindo de base para a organização e planejamento do turismo local e regional.

Também está bem encaminhada a confecção do primeiro Guia Turístico de Dois Vizinhos, uma ferramenta informativa de grande utilidade na qual é possível encontrar qualquer tipo de dado relacionado ao turismo de Dois Vizinhos, como informações sobre locais, parques e praças, bares, restaurantes e hotéis, casas de shows e espaços culturais, tradições locais, telefones úteis, festas, feiras e eventos, recomendações práticas para o viajante, enfim, tudo aquilo que pode ser útil para o turista.

E no último sábado de março foi realizado um evento-teste com a participação de membros do governo municipal e integrantes da ACEDV, além de alguns empresários convidados. O primeiro Roteiro Turístico de Dois Vizinhos, escolhido pelos organizadores foi percorrido ao longo do dia, com a finalidade de testar tempo de parada em cada atração pré-determinada e de deslocamento, hospitalidade e recepção dos operadores de turismo, qualidade gastronômica e comportamento dos guias.

Este roteiro que iniciou com o café da manhã no Hotel Lago Dourado, prosseguiu com visita ao Zoológico da Unisep e Orquidário Samuca, descanso e almoço na Cantina Gury, passeio pelo Centro da cidade com parada para compras na Feira de Artesanato, Lago da Paz e Gruta Nossa Senhora da Lurdes, tour pelo campus da UTFPR e Parque de Exposições, visita ao moinho e cascatas do Paladini, com direito ao café colonial da tarde e encerrando o dia, a vista do belíssimo pôr do Sol do Lago Dourado.

Segundo Flávio Galeazzi, Diretor de Turismo de Dois Vizinhos, novos roteiros serão testados futuramente. “Temos várias atrações para mostrar aos turistas, embora os próprios duovizinhenses as desconheçam. Por hora vamos oferecer a algumas empresas que operam com turismo regional o roteiro de apenas um dia de visitas, mas logo ofertaremos opções para dois ou até três dias envolvendo outras atrações e potencialidades locais”, salientou Galeazzi.

Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e Turismo de Dois Vizinhos Everaldo Santini, “o aumento do produto interno bruto do município passa pela exploração do Turismo como fonte de rendimento de muitas famílias da cidade e do campo e todas as ações nesse sentido estão sendo tomadas pela administração municipal para fomentar essa importante fonte de renda”, disse o secretário.

Fonte: Assessoria

Últimas Notícias